segunda-feira, 28 de julho de 2003

Na semana passada, Dave Letterman entrevistou o montanhista americano Aron Ralston, programa que vai ao ar no Brasil nesta terça-feira às 07h, 13h e 19h, pelo GNT (canal 41 da NET/SKY).



Pra quem não se lembra, há três meses atrás Aron virou notícia mundial depois de ter sido obrigado a amputar o próprio braço após uma pedra de cerca de 300kg ter caído sobre ele, num canion em Utah.

Pra quem não conhece a história, aí vai. Aron não é nenhum garoto inexperiente. Tem 27 anos e pratica montanhismo há mais de 10 anos. Mora em Aspen, Colorado, onde já escalou todos os 59 picos gelados do estado, todos acima de 3 mil metros. Além disso já passou uma temporada nos Andes e tbm pratica escalada em gelo, tendo ido até para o Alaska.

Há três meses ele tirou uma semana de folga e foi fazer o que mais gostava. No primeiro dia escalou uma montanha de 3 mil metros para depois descer esquiando, no segundo fez um pouco de mountain bike e no terceiro resolveu dar uma volta num canion... um passeio que deveria durar cerca de 4 horas... Quando estava descendo por uma fenda de pouco mais de um metro de largura, ao se apoiar em uma pedra que ele achava estar firme, ela se moveu e prendeu seu braço contra a parede do canion, onde passam cerca de 10 a 20 pessoas por ano... ou seja... a chance de alguém salvá-lo era praticamente nenhuma.

Foram 5 dias de luta até tomar a decisão de amputar o próprio braço.

A história é de arrepiar, mas ouvir Aron contando sua experiência em detalhes é inacreditável... É impressionante como ele encara o ocorrido e a maneira que lida com ele... As lições que tirou desses 5 dias infernais e a paixão pelo montanhismo.

Uma lição de vida... Imperdível!

Nenhum comentário: