domingo, 20 de março de 2005

Crise e drama na noite de Beirute

Uma das maiores preocupacoes hoje dos libaneses nao eh a escalada da violencia ou dos atritos entre as partes envolvidas no cenario politico, mas sim a crise economica que ameaca o paihs ha anos e que agora parece inevitavel.

E os primeiros sinais comecam a ser vistos na um dia movimentada e agitada noite da capital. Garcons estao sendo demitidos aos montes e os donos de restaurantes e casas noturnas estao em panico pela queda brutal de clientes no centro novo de Beirute e na regiao de Mono, famosa pelas boates e pubs sempre lotados de libaneses e turistas do mundo todo. Os hoteis comecam a fazer ofertas e mais ofertas, assim como as lojas de material de esqui, que comecaram suas promocoes muito antes da hora. A morte de Hariri e o medo da violencia nao soh afastou os turistas. Os Libaneses nao estao saindo mais de casa para se divertirem, declaradamente numa politica de corte de gastos e economias para uma emergencia qualquer.

Como em tudo aqui no Libano, nao ha numeros concretos sobre essas mudancas, mas nao precisa nem ser pesquisador ou analista para notar a diferenca. Essa semana a Associacao Comercial de Beirute mandou faxes para todas as embaixadas da capital, declarando abertamente a crise de clientes, quase que implorando aos extrangeiros que aqui trabalham para irem comer ou fazer comprar nos estabelecimentos do centro reconstruido.

Taxistas sao outros que sofrem com a queda de movimento, pois dependem do fluxo de clientes. Ontem, sabado, o dia mais movimentado da semana, a rua Mono estava completamente vazia, com as discotecas e bares fechando as portas antes das duas da manha. No taxi que peguei para ir para casa, conversando com o motorista sobre esse assunto, um senhor de seus 50 e poucos anos, se pos a chorar torrencialmente mostrando a agonia daqueles que dependem da noite para sustentar suas familias.

A situacao criada no paihs apos a morte de Hariri estah afentando profundamente a vida dos libaneses que temem por tempos ainda mais dificeis. A economia libanesa hoje depende totalmente do turismo e entretenimento, uma industria que soh funciona com estabilidade e seguranca. E enquanto a situacao politica estiver nessa indefinicao, a possibilidade de uma crise de grandes proporcoes eh cada vez mais evidente.

Nenhum comentário: