quinta-feira, 3 de março de 2005

Hezbollah dah exemplo de moderacao



Quem diria que um dia o Hezbolah seria um exemplo de moderacao para as partes politicas libanesas. Parece ateh piada, mas eh o que vem acontecendo desde o assassinato de Hariri. Sendo mais preciso, eh o que vem acontecendo publicamente, pq jah faz um tempinho que o Partido de Deus vem tendo um papel importantissimo na estabilidade do paihs, com uma postura politica exemplar, aproximando cada vez mais os xiitas das demais representacoes do paihs e ganhando tbm muito respeito de todas as partes da sociedade libanesa, arabe e tbm europeia.

Eu jah disse aqui que Hariri nao era nenhum santinho ou heroi nacional, mas seu papel de moderador nessa aproximacao de sunnitas e xiitas estava sendo fundamental. Ha alguns meses antes de sua morte, Hariri vinha se reunindo regularmente com Xeique Said Nasrallah, o cabeca da organizacao, porque percebeu que a unidade nacional era o que faltava para a economia libanesa estabilizar-se. Desde a morte de Hariri, Nazrallah vem mostrando-se o grande lider dos xiitas na regiao, mantendo-os sob controle com decisoes e daclaracoes bastante moderadas, mas ao mesmo tempo mantendo as ideologias do partido e protegendo sua causa, a protecao do paihs contra a "ameaca israelense". Esse eh um dos fortes motivos pelos quais Hariri vinha sendo um perigo cada vez maior para as pretensoes america/israelenses na regiao, ele estava aproximando o Hezbollah forte e moderado da sociedade arabe e europeia. Harir era um dos principais responsaveis pela recusa dos paises europeus em incluir o Hezbollah na lista de organizacoes terroristas, um pedido constante de Israel e EUA.

Ontem numa reuniao extraordinaria de cupula, os lideres xiitas do paihs discutiram a sucessao governamental e clamaram por uma unidade nacional, dizendo que a resolucao 1559 da ONU acabou desestabilizando ainda mais o paihs e causando discordia entre o povo libanes. Para eles, a resolucao nao substitue o Acordo de Taef, que segundo os lideres xiitas "eh um acordo de paz e unidade".

E muitos lideres da oposicao jah apostam no Hezbollah como mediador entre os oposicionistas libaneses e o governo Sirio, na negociacao da retirada das tropas vizinhas do paihs. "Nos jah dissemos que queremos contato direto com o governo sirio e acreditamos que Nasrallah eh o homem ideal para essas negociacoes." disse o lider de oposicao Ghazi Aridi, apohs se reunir com o cabeca do partido xiita. "Nos temos confianca total em Nasrallah e serah atraves deles que falaremos com os oficiais sirios para que tudo isso chegue ao fim", complementou Aridi.

Nasrallah vem dizendo em suas declaracoes que o mais importante agora eh a unidade nacional e que as recentes demonstracoes de uniao da populacao nas ruas eh o maior exemplo de que o Libano nao precisa de intervencoes externas para resolver seus proprios problemas. Nos ultimos dias diversos analistas garantem que todos esses fatores juntos farao que o Hezbollah se mantenha forte, senao ainda mais poderoso, mesmo com a saida das tropas sirias, principalmente nas proximas eleicoes parlamentares, em maio, onde muitos esperam ver o Partido de Deus com mais do que as atuais 12 cadeiras no parlamento.

"'Siria fora' nao significa 'Israel dentro'. A resitencia nao ira parar enquanto existir a ameaca israelense" garantem os lideres do Hezbollah.

Nenhum comentário: