terça-feira, 15 de março de 2005

Investigadores da ONU denunciam acobertamento de evidencias sobre a morte de Hariri

O correspondente do The Independent no Oriente Medio, Robert Fisk, adiantou em sua coluna de hoje que os investigadores forenses da ONU vao anunciar nos proximos dias que houve acobertamento de evidencias nas investigacoes da morte de Hariri. E vai alem: diz que o relatorio das investigacoes da ONU serah "devastante" e que deve atingir o alto escalao dos governos Sirio e Libanes.

Os tres investigadores, que agora tbm contam com mais 3 especialistas em bombas Suicos, foram enviados ha duas semanas para fazer uma investigacao paralela a das autoridades libanesas, que estavam sendo acusadas constantemente pela oposicao de lentidao e acobertamento dos fatos.

Segundo Fisk, junto (ou antes) do anuncio dos investigadores, o presidente dos EUA, George W. Bush, vira a publico acusar formalmente autoridades Sirias e tambem Libanesas de co-planejamento e execucao do atentado.

Coincidencia ou nao, a noticia chega pouco depois de dois dos filhos de Hariri, Bahar e Saad, terem deixado as pressas o paihs, sob a ameaca de um novo atendado. Tbm vem com uma nova onda de rumores de que o exercito sirio estaria armando milicias Palestinas pro-siria nos campos de refugiados de Chatila, em Beirute, e Ein el-Helwe, em Saida.

Apos a massiça demonstracao de insatisfacao de ontem, a tendencia eh que a tensao aumente ainda mais pois a pressao sobre os governos sirio e libanes vao alcancar niveis maximos. E a possibilidade de conflitos e de um vacuo de poder comecam a preocupar lideres libaneses e autoridades internacionais... Mas isso eh assunto para o proximo topico.

Nenhum comentário: