quarta-feira, 2 de março de 2005

Investigadores da ONU a caminho do Libano

Um grupo de investigadores forenses e de especialistas em explosivos da ONU estao rumando para Beirute para se intensificar as investigacoes do atentado que matou o ex-primeiro ministro Hafik Hariri. A noticia coincide com as acusacoes cada vez mais pesadas da oposicao contra os chefes do servico secreto libanes de acobertar infomacoes importantes sobre o atentado.

Muita coisa se fala sobre a explosao que matou Hariri e quase 20 pessoas, deixando centenas de feridos, mas pouco de concreto. Porem, fontes ligadas ao governo comecam a dar algumas pistas do que realmente teria acontecido.

Tudo indica que nao foi um carro bomba e sim que os explosivos estavam escondidos estrategicamente nas tubulacoes que passam em baixo da avenida. Cerca de 300 quilos de TNT foram colocados, para dar potencia suficiente para explodir o asfalto e aniquilar todo o comboio de 10 veiculos blindados do ex-primeiro ministro. Tbm se sabe que o dispositivo foi detonado via cabos e nao controle remoto, jah que Hariri contava com um sistema avancadissimo de interceptacao e desarme de dispositivos eletronicos... Quem detonou a bomba estava perto de onde tudo aconteceu. Isso tudo mostra que, apesar de muito bem planejado e com bastante antecedencia, o artefato foi de tecnologia muito simples... a moda antiga, diferente das primeiras especulacoes de que teria sido uma tecnologia de outro planeta, etc e tal. O diferencial estah na quantidade de explosivos, que foi brutal e fez chacoalhar a terra de toda a capital.

Enquanto isso, o presidente Sirio, Bashar al-Assad, deu uma entrevista a revista Time dizendo mais uma vez que a retirada das tropas nao deve demorar mais do que 6 meses. E desde aqui de Beirute, o porta voz do governo disse que o presidente Emile Lahoud garante que em 48 horas havera o canditado a primeiro ministro para substituir Karami, que renunciou segunda a noite. Como manda a tradicao sectaria Libanesa, o primeiro ministro deve ser Sunita, enquanto o presidente Maronita e o lider do parlamento xiita.

Falando para a Aljazira, o lider druzo de oposicao Walid Jumblat mais uma vez clamou pela renuncia de Lahoud, dizendo que apenas com ela o Libano pode realmente comecar uma nova era. E acrecentou: "Eh pelo menos a 5a. vez que escuto o presidente sirio dizer que estah retirando as tropas do Libano. Nos nao aceitaremos mais fazer papeis de bobos!"

Agora eh esperar pelo nome do novo primeiro ministro e por novas manifestacoes, que nao devem parar enquanto Lahoud estiver no poder e as tropas sirias em territorio libanes.

Nenhum comentário: