quarta-feira, 16 de março de 2005

Libano e Siria

Por Charley Reese*

Tinhamos acabado de terminar nosso jantar. Carneiro, arroz e tabule. Nosso anfitriao e fluente em varias linguas estava falando sobre Oriente Medio. Ele eh Curdo e Sirio.

"E um general Frances colocou seus pehs na cova de Saladin e disse 'Saladin, nohs voltamos'"

Ele joga essa frase e seu rosto comeca a ficar vermelho, seguindo de soco na mesa que faz ateh os pratos pularem. Sua esposa parece um pouco envergonhada com a situacao criada com esse subito ataque de emocao. O incidente que o fez ficar tao furioso soh de lembrar-lo aconteceu muito antes dele nascer.

Ele estava falando da grande traicao que ocorreu no fim da 1a. Guerra Mundial. Os Arabes contavam com a promessa de um paihs independente se lutassem contra os Turcos e a dominacao do Imperio Otomano.

Era uma grande mentira!

Pelas costas dos Arabes os Ingleses e Franceses negociaram um acordo secreto para dividir o Oriente Medio entre os dois paises. Franca ficou com a Siria e, cortando a parte oeste das montanhas ateh o Mediterraneo, criou o Libano. Assim como os Britanicos criaram a Jordania separando a Palestina a leste do Rio Jordao.

Saladin era um Curdo nascido em Tikrit, onde Saddan Hussei nasceu. Saladin foi quem lutou contra os Cruzados e expulsou-os de Jerusalem.

O motivo de estar dizendo isso tudo eh para mostrar que nada no Oriente Medio eh tao simples como nosso presidente e sua gangue neoconservativa pensam. Para muitos Sirios , o Libano ainda eh uma parte da Siria, assim como muitos Libaneses tbm o pensam. E nao eh supresa nenhuma ver a Franca se juntando aos EUA para pedir a saida da Siria do Libano. Franca tbm nao eh assim tao popular tanto na Siria quanto no Libano. E o presidente Siro nao estah retirando suas tropas do paihs, como a midia internacional estah reportando. Ele estah apenas movendo-as e coloncando-as ao longo da fronteira - e do lado Libanes.

A situacao nao eh, como Bush insiste em dizer, uma ocupacao extrangeira que tira a soberania de um paihs contra sua vontade. Eh mais parecida com o caso daquele parente que foi convidado para sua casa e acabou ficando um pouco mais do que o anfitriao esperava. A verdadeira ocupacao extrangeira eh a Americana no Iraque e a Israelense nas Colinas de Golan e Wes Bank.

Mas mesmo se a Siria resolver tirar suas tropas do Libano, nao serah o fim da influencia Siria no paihs. Ha os Druzos, os Maronitas, os Ortodoxos, os Sunitas, os Xiitas e os Refugiados Palestinos. Eles estiveram em uma sangrenta guerra civil e foram os Sirios que, quando chamados, termiram com os conflitos.

Se o nosso presidente nao estivesse tao bebado de imperialismo e tao sucetivel a aceitar as beisteiras que os Israelenses sussurram em seu ouvido, ele iria nos tirar imediatamente do Oriente Medio e deixar terrorismo por conta da CIA e das Forcas de Operacoes Especiais. Como meu amigo ilustrou, o povo daquela parte do mundo tem uma memoria muito diferente da nossa aqui no ocidente. Para nohs, o passado eh mais como uma historia que lemos nos livros. Mas para eles, eh uma coisa que faz do presente. E eles tambem veem o tempo de uma forma diferente da gente. Quarenta... cinquenta... Nunca eh tarde demais para eles buscaram vinganca. Se nosso presidente continuar se intromentendo naquela parte do mundo, ele vai terminar em mais guerras do que podera aguentar.

A atual administracao insiste em ir a midia e dizer com orgulho que a democracia finalmente esta chegando ao Oriente Medio. O povo do Oriente Medio jah vem tendo eleicoes ha varias decadas. Bush esqueceu, convenientemente, que Yasser Arafat foi eleito em eleicoes livres. O problema eh que os resultados das eleicoes nao duram muito... E nao ha razao alguma que leve a crer que no Iraque serah diferente.

O Oriente Medio eh cheio de ruinas deixadas pelas superpotencias do passado. E como um amigo Palestino costuma dizer, apontando para aquelas ruinas: "Eles todos jah se foram. Nohs continuamos aqui!"

(*Charley Reese eh jornalista ha 49 anos, foi editor do Orlando Sentinel de 1971 a 2001 e hoje escreve regularmente seus artigos em varios jornais e sites da internet. Este artigo foi escrito em 14 de marco de 2005 para o site LewRockwell.com e traduzido para portugues por Fernando Kallas)

Nenhum comentário: