domingo, 13 de março de 2005

Orgulho ferido

Muita coisa rolou nesses ultimos dias aqui em Beirute e infelizmente (por nao conseguir nem sair da cama) nao foi possivel atualizar o blog. Vou pular maiores detalhes sobre a volta de Karami ao governo e das repercussoes da passeata de terca passada e ir direto ao que estah rolando hoje em Beirute.

O numero brutal de manifestantes na reuniao da ultima terca-feira serviu para muitas coisas, principalmente para fortalecer o governo de Lahoud, que finalmente veio a imprensa falar suas besteiras e trouxe de volta o marionete Karami. Mas serviu tambem para mexer com os brios da oposicao e da comunidade crista libanesa.

Inconformada em ver a derrota da volta de Karami, de ver a multidao da semana passada nas ruas e de estar encarando a possibilidade de uma grande frustracao que seria a continuidade dessse governo e da atual politica manipulada pela Siria, a populacao druza e catolica de todo o paihs estah se mobilizando para o que eles estao chamando de "A Manifestacao" para mostrar "a verdadeira forca" da oposicao. A parte leste de Beirute e os arredores ao norte (de Bourj Hammoud a Jounieh) estao um caos, com o transito parado por carreatas e carros de som, armados com bandeiras do paihs e fotos de lideres e martires cristaos dos tempos de guerra.

Enquanto isso o exercito estah novamente as ruas, observando tudo de longe... Mas os manifestantes nao estao nem aih. Olham para os soldados e buzinam, balancam suas bandeiras... se ha uma coisa bonita disso tudo eh como os libaneses perderam o medo de protestar... de levantar sua voz contra a repressao de um governo que nao aprovam. Eh muito bacana estar acompanhando essa transicao. Quando cheguei, ha quase uma ano atras, as manifestacoes eram estritamente proibidas, com a promessa de hostilidade militar e policial... Lembro-me da primeira manifestacao da oposicao, em novembro do ano passado, em frente ao museu nacional... pouca gente... as pessoas com medo, escondendo suas bandeiras e cartazes dentro dos carros ateh lah chegar. Eh bonito ver a liberdade de expressao vencendo a tirania e repressao.

Mesmo com o presidente Emile Lahoud tentando de todas as formas fazer voltar sua politica do cala boca, ameacando em sua entrevista que "se a oposicao insistir nas manifestacoes, tudo pode terminar em catastrofe", nesse aspecto a oposicao jah venceu uma batalha... E estah claro que apenas uma mudanca farah eles pararem. Pq os oposicionistas mesmo assumem e dizem em voz alta: eh apenas o comeco de um longa guerra contra o governo de Lahoud... Uma guerra que eles esperam conseguir manter pacifica.

Nenhum comentário: