segunda-feira, 14 de março de 2005

UM MAR DE GENTE CLAMA PELA LIBERDADE!

Image hosted by Photobucket.com
A multidao desce em procissao pelas ruas de Achrafie em direcao ao centro da cidade

Anote aih: dia 14 de marco de 2005, uma segunda-feira, um da que entra para historia do Libano e do Oriente Medio. Um dia em que o paihs inteiro parou, de norte a sul, com um terco da populacao se reunindo na praca central de Beirute numa manifestacao sem precedentes na historia libanesa e de todo mundo arabe.

Manifestacao essa que comecou muito antes das 15h de hoje, seu horario oficial. Comecou no fim da tarde de ontem quando milhares de carros pararam o transito da cidade com musicas e bandeiras, dando um pequeno sinal do que estaria por vir. Carreatas que foram madrugada a dentro, com muita gente amanhecendo na Praca dos Martires, em frente a mesquita onde Hariri estah enterrado, e onde algumas horas depois iria reunir pelo menos 1 milhao pessoas carregando bandeiras e cantando gritos de liberdade, soberania e independencia, junto ao hino nacional de seu paihs.

A Praca dos Martires foi pequena para o numero imenso de manifestantes, que tiveram que se extender a Praca Riad El-SolaH e as ruas e viadutos que cercam o centro de Beirute. E isso sem contar o enorme numero de pessoas que nao conseguiram chegar ao centro da cidade devido aos engarrafamentos que pararam as ruas beirutanas. Alem da grande maioria formada por cristaos de todo o paihs que vieram em caravana em centenas de onibus e milhares de carros, surpreendeu o grande numero de muculmanos entre os manifestantes, alem eh claro dos druzos tbm em grande numero.

A manifestacao de hoje acontece apos exatos 30 dias da morte de Hariri e uma semana depois da tbm grande manifestacao organizada pelo Hezbollah em apoio a Siria e que fortaleceu o atual governo de Emile Lahoud. Como eu jah disse aqui, a oposicao se sentiu com o orgulho mais do que ferido apohs ver o numero superior de manifestantes da semana passada e tbm de ver o ex-primeiro ministro Omar Karami de volta ao poder. A soma de todos esses fatores levou o paihs a uma mobilizacao popular jamais vista em terras Libanesas.

E mais uma vez mostra que o grande problema da situacao nao eh a Siria e a saida de suas tropas, que jah estao com o rumo de casa, mas sim o governo repressor e manipulado do atual presidente Emile Lahoud, um personagem que com a saida das tropas Sirias vai ser alvo de uma enorme pressao politica e popular nao soh dos libaneses, mas da comunidade internacional.

Os libaneses hoje mostraram realmente o que eh Forca Popular levando as ruas da capital um terco de toda a populacao do paihs num dia que eles estao chamando de "Novo Dia da Independencia". O caminho jah nao tem mais volta... Eh questao de tempo para Lahoud cair do poder e o povo libanes ter finalmente a chance de escolher o seu futuro!

Nenhum comentário: