quarta-feira, 9 de março de 2005

PEOPLE POWER!


Multidao caminha em procissao para se juntar aos cerca de 400 mil manifestantes que se reuniram ontem, no centro de Beirute

A CNN disse dezenas de milhares... As fontes governamentais oficiais disseram 1 milhao... Nem um nem outro. Eu diria que foram entre 300 e 400 mil manifestantes que formaram esse mar de gente nas ruas do centro da cidade ontem a tarde. Por mais que a oposicao tente aumentar os numeros de suas manifestacoes, quem estah em Beirute e acompanhando tudo de perto sabe que nao tem nem como comparar com o que aconteceu nesta terca-feira, dia 8 de marco de 2005. Centenas de milhares de pessoas, convocadas pelo Hezbollah, foram ao centro da cidade para mostrar o seu apoio ao Partido de Deus como forca de resistencia libanesa contra a ameaca de Israel e contra qualquer tipo de intervensao extrangeira.


Manifestantes carregam cartazes com mensagens anti-americanas

A imensa maioria era xiita mas muitos sunnitas e cristaos completavam o batalhao... Todos querendo se expressar de alguma forma. Mas alem do numero infinitamente maior de pessoas, outra diferenca marcante foi que, enquanto nas manifestacoes da oposicao o que se via era basicamente a classe media e alta libanesa, ontem era o povao que estava na rua, gritando e balancando as bandeiras. Brandando os mesmos gritos de guerra da oposicao "Liberdade! Soberania! Democracia!"



Realmente essa onda nacionalista tomou conta do paihs. Todos os lados mostram seu orgulho de ser libanes, de cantar o hino, pedir independencia... Mas o que divide o povo nao eh a saida das tropas Sirias e sim o desarmamento do Hezbollah e a intervencao internacional. A manifestacao de ontem nao foi "pro-siria" e sim "pro-Hezbollah e anti-EUA e Israel".


Menina carrega a bandeira do Hezbollah

O que muita gente temia, que era qualquer tipo de violencia ou confronto, nao aconteceu, com a manifestacao pacifica e calma, terminando com um discurso de Hassan Nasrallah.


Tanques e soltados fortemente armados observavam tudo de perto

Agora Beirute volta para a mesma situacao de antes, indefinicao. Mas eu hoje estou numa onda otimista. A manifestacao de ontem mostrou que, se depender do povo libanes, todo esse episodio terminarah bem, com as coisas tomando seu rumo tranquilamente depois da eleicao de maio. Mas como raramente o futuro de um povo ou paihs eh deixado nas maos do seu povo, sempre ha a possibilidade de outra tragedia (como a morte de Hariri) acontecer e levar de vez o paihs ralo abaixo!

Nenhum comentário: