sábado, 5 de março de 2005

RETIRADA PACIFICA?

Pouco mais de uma hora apos o presidente Sirio, Bassar Al Assad, assunciar (mais uma vez?) que as tropas militares em seu comando serao reposicionadas para as areas proximas a fronteira, vivenciei uma cena de terror no coracao de Achrafie, o principal bairro catolico de Beirute.

Dezenas de jovens estavam reunidos na Praca Sessine, centro de Achrafie, quando um automovel com 3 ou 4 homens (na correria eu vi apenas um carro, mas na verdade foi um comboio de 3 ou 4), armados e carregando fotos de Assad passaram atirando para o alto. Houve correria e panico mas ninguem ficou ferido.

O anuncio de Bashar foi feito num discurso para o Parlamento Sirio agora a pouco. Apesar de nao ter deixado claro em quanto tempo ou o que seriam as regioes "proximas a fronteiras", foi a primeira vez em que ele falou mais objetivamente sobre retirada das tropas, seguido de uma declaracao do presidente Lahoud dizendo o mesmo.

O incidente que acabei de presenciar foi o primeiro ato de violencia e repressao contra manifestantes desde a morte de Hariri.

Nenhum comentário: